A técnica é uma verdadeira revolução nos cuidados com o rosto!
No ramo da saúde e estética, sem dúvida, a tecnologia tem proporcionado novos métodos revolucionários. Agora, uma nova técnica tem chamado bastante atenção, se trata da “Analise Digital da Pele”. O procedimento funciona por meio de um equipamento fotográfico computadorizado, altamente sofisticado, e que analisa a pele com a ajuda do computador em duas dimensões.
Conhecido como Visia®, o aparelho ajuda o médico a indicar o melhor tratamento, além de conscientizar sobre os danos causados na pele, principalmente aqueles que são impossíveis de se ver a olhos nus.
“Esse aparelho avalia a textura da pele do paciente, detectando poros, vasinhos, pigmentos superficiais ou profundos, manchas e rugas. Serve também para uma análise prospectiva de como ficará a pele quando tratada. Além disso, realiza uma fiel e excelente documentação fotográfica, incluindo gráficos comparativos, para avaliação antes e após os tratamentos”, explica a dermatologista Ligia Novais.
O equipamento funciona a partir de fotografias digitais, feitas com luz ultravioleta, e tem a capacidade de penetrar até a derme, camada intermediária da pele. O aparelho também possui um banco de dados que arquiva todos os exames do paciente, o que possibilita a comparação entre a pele no início e término do tratamento. Vale ressaltar que, esse tão famoso “antes e depois”, é importante até para que o profissional possa avaliar aspectos que estão normalizados ou os que ainda necessitam de continuidade ou alteração para atingir o resultado desejado.
A médica ainda explica, que esse mapeamento digital feito pelo aparelho, ajuda o paciente na conscientização a respeito dos danos causados pelos raios solares na pele. “Pacientes que não acreditavam que o sol causa envelhecimento da pele, rugas, manchas, lesões pré-cancerosas e até o câncer de pele, mudam de ideia ao visualizar os danos solares existentes na sua pele, detectados através das imagens do Visia”, afirma.
No entanto, a dermatologista ressalta que o aparelho não dispensa o exame físico dermatológico realizado com a ajuda de uma lupa, mas que complementa as informações constatadas nele. Segundo ela, para o paciente, é uma oportunidade de visualizar a idade real da sua pele por meio da fotografia e comparar os melhores resultados dos tratamentos personalizados, sugeridos por um médico especialista.
“Não adie mais os cuidados com a pele do seu rosto e aproveite a nova era da tecnologia para se beneficiar e ter o tratamento mais indicado para sua pele. Afinal, quem não quer parecer mais nova, não é?”, finaliza a doutora.