Por: Camilla Lóes Fotos: Divulgação
Você conhece o termo ‘Constelação Familiar’? Muitas pessoas sofrem com depressões e tristeza profunda que não aparentam motivo algum. Os casos de depressão no país possuem níveis altíssimos e, às vezes, esses sintomas podem estar ligados a acontecimentos do seu passado familiar.
O termo é um método psicoterapêutico recente desenvolvido pelo alemão Bert Hellinger. Para exemplificar melhor, a terapeuta e coach Nathalie Favaron, exemplica a história de uma paciente que chegou ao seu consultório com um possível diagnóstico depressivo, porém a
o analisar a fundo a história familiar dela, constatou que o problema vinha de sua família.
Camila, a paciente, sofria com um filho doente e aquele sentimento de tristeza não sumia. Nathalie descobriu que a avó dela havia deixado um filho adoentado em Portugal, país em que nasceu, e vindo para o Brasil apenas com os outros filhos, causando uma tristeza irreparável. “Camila estava carregando aquele sofrimento imenso de sua avó e seu filhinho, também da família que havia ficado em Portugal. Foi um trabalho longo e delicado, repleto de despedidas e acolhimento, e principalmente de cura e possibilidades. Pois apenas quando nós aceitamos os destinos de nossos antepassados e honramos seus sacrifícios através de nossa felicidade plena é que algo novo se torna possível”.
Para ficar por dentro dessas questões, a terapeuta realizará hoje (14 de setembro), uma aula online às 20h.
Serviço: