CONHEÇA A CANDIDÍASE

Saiba quais tratamentos diários são indicados para a infecção

Por: Redação      Foto: Shutterstock.com

Hoje viemos conversar sobre a Cândida Albicans, a candidíase! É uma doença que não é um tabu, porém, ainda gera diversas dúvidas com relação a sua causa e tratamento.

Para nos ajudar nesses fatores, a ginecologista Dra. Érica Mantelli, explica cada ponto! Lembre-se: conhecer é a melhor forma de prevenção que existe, dessa e de todas as outras doenças.

Causa

A Cândida Albicans pode ser transmitida por meio de relações sexuais e está associada a fatores como queda de imunidade, uso de antibióticos, higiene íntima inadequada, uso de roupas apertadas e justas e abafamento da região intima, o que provoca mudanças na flora vaginal.

Sintomas

Nas mulheres os vírus estão dentro da flora vaginal e no intestino e, nos homens, em forma de esporos no pênis. Os sintomas mais evidentes são coceiras na vagina e no canal vaginal, ardência ao urinar, dor nas relações sexuais, além de corrimento branco semelhante à nata de leite.

Tratamento

O tratamento pode ser feito com medicação antifúngica oral e creme vaginal. Porém, a patologia é considerada de repetição, se acontecer mais de dois episódios no espaço de seis meses (nessas situações deve ser investigado o facilitador para a entrada do fungo e o tratamento poderá durar até 6 meses). “Não adianta apenas realizar tratamento local. Muitas vezes precisamos otimizar níveis de vitaminas, melhorar a imunidade, fazer suplementação adequada e uso de lactobacilos. Psicoterapia é indicada quando há fatores estressantes desencadeantes”, adverte a ginecologista.

O importante é saber que mesmo em casos refratários é possível tratar e eliminar de vez a candidíase, incluindo uma equipe multidisciplinar e com orientação nutricional.

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *