Babá eletrônica: precaução dos pais que vira oportunidade aos cibercriminosos

Babá eletrônica inspira cuidados com relação a ciberataques

Não há dúvida de que a tecnologia digital, em muitas de suas formas, facilita diversas das tarefas cotidianas. Desde descobrir notícias de última hora, fazer compras on-line, manter o controle de casa por meio de câmeras de segurança – tudo fica ao alcance de um botão. Entretanto, com o crescente alcance da Internet of Things (IoT), ameaças novas e inesperadas estão chegando – ou já estão aqui.

Uma das ameaças mais alarmantes é a violação da privacidade. Em vários casos, as câmeras de vigilância domésticas foram facilmente comprometidas e relatos preocupantes sobre os monitores de bebê hackeados surgem.

Aconteceu no início deste ano um caso de uma mãe que expressou suas preocupações quando descobriu que o monitor do bebê que comprou recentemente estava comprometido. O monitor permitiu que ela fizesse login com um QR Code e uma senha genérica para observar seu filho por meio de uma câmera. Embora ela tenha seguido as instruções para a instalação, ao abrir o site de monitoramento, ela ficou muito alarmada ao ter uma visão do quarto de um estranho, e não do filho dela.

E esse tipo de caso não está isolado. Outro relato apareceu no ano passado, quando um estranho supostamente hackeou uma câmera do monitor do bebê para assistir a uma mãe amamentar. Em mais um caso, um casal do Texas, cujo dispositivo também foi hackeado, disse que ouviu a voz de um homem vindo do monitor de bebê ameaçando sequestrar seu filho.

Precaução cibernética – 7 dicas

Ataque hacker pode ser uma ameaça ao seu bebê

Embora talvez esse mercado não tenha se preparado para isso, está cada vez mais claro que medidas para proteger a si mesmo, as crianças, a privacidade e os novos dispositivos inteligentes contra esses tipos de ameaças à privacidade emergentes são fundamentais.

Tenha em mente que esses dispositivos estão se popularizando e pessoas mal intelcionadas podem se aproveitar das fraquesas e prejudicar a vida. Abaixo algumas dicas simples para evitar problemas:

– Lembre-se sempre de alterar as senhas padrão em todos os seus dispositivos de rede, começando com o roteador, protegendo-os com segurança, sempre que possível, com um gerenciador de senhas. Existem gerenciadores que permitem sincronizar senhas seguras em seus PCs, Macs, Android e dispositivos iOS.

– Escolha as melhores soluções de segurança de rede e endpoint que você para proteger todos os dispositivos de rede em sua casa;

– Busque tecnologias que trabalham sem agente – ou seja, para a proteção de dispositivos sem sistema operacional padrão (Windows, macOS etc), como câmeras de segurança, dispositivos de monitoramento infantil, Smart TVs, refrigeradores, assistentes de voz inteligentes e até campainhas e termostatos inteligentes, entre muitos outros. A lista de dispositivos inteligentes é cada vez maior.

– Evite compartilhar as credenciais de internet com vizinhos ou desconhecidos.

–  Verifique se todos os dispositivos estão atualizados ou se possuem alguma atualização do fabricante.

– Busque informação. Antes de comprar dispositivos inteligentes procure avaliações de quem já comprou como artigos e videos com avaliações.

– Avalie informações que dispositivos ou aplicativo fara uso e se necessita de alguma permissão especial para instalar.