moda brasileira

A DNA Collection usou dados genéticos de 19 formadoras de opinião 

 A AMARO, marca pioneira na junção de tecnologia e criatividade no Brasil, lança no próximo dia 04 de novembro a primeira coleção desenvolvida a partir do mapeamento de dados genéticos de mulheres brasileiras, uma forma inovadora que valoriza as características individuais de diferentes perfis femininos. Em um cenário onde coleções tradicionais tendem a seguir o zeitgeist do mercado, a AMARO se desafiou a criar uma tendência própria, elevando o grau de personalização e celebrando sua missão customer-centric, que vem revolucionando a moda.

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Unindo a tecnologia com a moda, a marca se aliou à geneticista Juliana Saquete, biomédica e especialista em biologia molecular e genética da Genera, e reuniu um time diverso de mulheres, de várias regiões, trazendo brasilidade para a coleção. As 19 mulheres escolhidas são um retrato do mundo digital em que vivemos e também super relevantes nas redes sociais, são elas: Maju Silva (@majusilva), Carol Rocha (@tchulim), Stella Yeshua (@stella.yeshua), Loo Nascimento (@neyzona), Cris Paladino (@prettamesmo), Mel (@melpomel), Poliana Okimoto (@polianaokimoto), Keila Gomes (@tremekeila), Julia Ferreira (@xjuliaferreirax), Camila Acchutti (@camilaachutti), Lian Tai (@liantai), Lara Dias (@laradias), Joana Cannabrava (@paposdeautoestima), Mari Maria (@marimariamakeup), Gabie Fernandes (@fernandesgabie), Gessica Justino (@gessicajustino), Fabi Justus (@fabianajustus), Vanessa Rozan (@vanessarozan) e Suzana Ceridono (@suzanaceridono).  

Para o mapeamento, foram coletados os materiais genéticos com amostras de saliva das personagens e analisadas mais de 700 mil regiões do DNA pelo método SNP (Single Nucleotide Polymorphism), que verificou variações nos marcadores genéticos, estimando a ancestralidade global dos perfis, com percentuais para localizações biogeográficas do material genético. Além disso, foram mapeadas informações sobre as diversas formas de lidar com estresse, preferências diurnas ou noturnas, habilidades matemáticas e níveis de impulsividade. 

A partir dos resultados, o time de criação da AMARO, com resultados em mãos, teve a missão de desenvolver as peças às cegas, sem saber quais informações eram de cada personagem, evitando influenciar o produto final. Após o brainstorm entre estilistas, designer de estampas e geneticista foram confirmadas as interpretações da equipe. A inspiração para o desdobramento nesse mergulho genético se baseou principalmente na ancestralidade, características de personalidade, atributos preferenciais pelo dia ou noite e tonalidades diferentes. Os dados se traduziram por meio das cores, tecidos, fluidez, estampas e shapes diferentes. Por exemplo, Loo Nascimento (@neyzona) apresentou impulsividade média, desdobrada em estampa mais marcante, além das modelagens leves e tecidos confortáveis de fibra natural, priorizando conforto, avaliando a forma dela lidar com o estresse.  

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Sobre a coleção

A coleção como um todo apresenta comprimentos longos, amplos e fluídos, pareôs e bodies entre os principais shapes, além de mangas bufantes e pantacourts. Com cartelas de cores específicas para cada personagem, há uma variação grande entre os perfis, neutras ou as mais marcantes, também presentes nas estampas, acompanhando as personalidades e traços individuais, completamente diferente de qualquer coleção já criada pela marca. Os principais tecidos utilizados também são variados entre os perfis, mas o linho, a viscose e o jeans são bastante presentes. Foram criadas 6 estampas no total, exclusivas e feitas à mão, os principais elementos delas tem sintonia com a ancestralidade, como os florais de perfil oriental presentes na estampa de Poliana Okimoto (@polianaokimoto) ou na mistura étnica camuflada, em tons verde oliva mediterrâneo no animal print de Lara Dias (@laradias). 

Apesar de parecer complexo, o processo de criação se materializou em um tempo curto, foram apenas 6 semanas do recebimento dos resultados até as peças finais da coleção. A AMARO apresenta essa inovação ao mercado, com uma revolução que vai além dos produtos, revelando atitude e ousadia na criação de peças cada vez mais personalizadas e focadas em suas clientes, celebrando a individualidade, diversidade e o empoderamento feminino vindo da individualidade. Para o CEO Dominique Oliver, “Essa coleção faz parte de um novo momento da moda no Brasil, que comemora o individualismo das mulheres. Lançamos a coleção DNA em seguida da nossa primeira campanha institucional, estrategicamente. As duas representam a revolução da moda e nós na AMARO estamos orgulhosos em fazer parte desse movimento.”

As vendas da DNA Collection começam no dia 04 de novembro e conta com 57 peças, com valores entre R$ 100,00 e R$300,00. As clientes vão poder conhecer as peças tanto na loja online e no aplicativo, quanto nas guide shops, que terão espaços específicos para a DNA Collection.