A METAMORFOSE DO CORPO E DA MENTE NA GESTAÇÃO

Texto: Redação
Foto: Divulgação

A gestação é um momento muito especial na vida da mulher, repleto de realizações e alegrias, mas nem sempre os nove meses de espera são vivenciados pela mulher com toda esta plenitude de sentimentos. Além da preocupação com o desenvolvimento saudável do bebê, as transformações fisiológicas vivenciadas pela mulher muitas vezes interferem na forma como ela se relaciona com as pessoas de seu círculo de convivência e, sobretudo, com o seu próprio corpo.

É importante ressaltar, porém, que, além das mudanças físicas, o período gestacional traz algumas alterações psíquicas, até então desconhecidas, pois cada gestação traz seu grau de aprendizado tornando-se um grande desafio para a mulher. A psicanalista Silvana Souza Silva, diz que muitas vezes as futuras mamães procuram por livros que tragam um conforto e direcionamento durante o tempo de gestação, quando não encontram resposta para certas coisas e que muitas vezes sentem uma angústia difícil de nomear.

“É um momento importante que deve ser vivenciado com sabedoria, porém delicado, pois gera uma ambivalência de emoções entre completude e falta. A insegurança, medos, sendo eles do momento do parto ou sobre como educar o seu filho, ansiedade e a preocupação com as mudanças do corpo são queixas comuns das pacientes nestas condições e podem desencadear o que conhecemos como depressão pós-parto, por exemplo”, reitera a psicanalista.

Alguns cuidados também estão ao alcance da própria gestante. “Acolher a metamorfose do corpo, entender as manifestações inconscientes como sendo algo natural, agir com aceitação e tranquilidade e não se deixar paralisar pelo medo são os melhores caminhos para esperar e receber o seu bebê”, finaliza Silvana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *