GLAUCOMA: MITOS E VERDADES

Por Camilla Lóes

Fotos: Shutterstock.com

Sabia que o glaucoma é uma das maiores causas de cegueira irreversíveis do mundo? A doença é assintomática, apenas em estágios avançados o paciente pode apresentar algum sintoma.

Segundo o Dr. Remo Susanna Junior, professor titular de oftalmologia da Faculdade de shutterstock_327062306Medicina da Universidade de São Paulo (USP), existem fatores de risco que favorecem o desenvolvimento do glaucoma como: hereditariedade e aumento de pressão intraocular. Por isso o acompanhamento médico é essencial.

VERDADE OU MITO:

  • O paciente percebe os sintomas

Mito. Na maioria dos casos o glaucoma de ângulo aberto, a forma mais comum de glaucoma, desenvolve-se lentamente, no decorrer de anos, sem ocasionar nenhum sintoma.

  • Crianças podem ter glaucoma

Verdade. As crianças podem ter o chamado glaucoma congênito ou glaucoma infantil ou de desenvolvimento. Ambos são raros e podem se instalar após o nascimento ou até mesmo intraútero. As manifestações clínicas aparecem geralmente no decorrer do primeiro ano de vida e se caracterizam pelo globo ocular aumentado, alterações na transparência da córnea, que fica branco-azulada, lacrimejamento e fotofobia. Não necessariamente estão presentes todos estes sinais.

  • Antecedente familiar é um dos fatores para o desenvolvimento da doença

Verdade. Ninguém sabe ao certo o que causa o glaucoma, mas os maiores fatores de risco são: histórico familiar, pressão do olho elevada, idade avançada (pessoas com mais de 60 anos), alto grau de miopia, tratamento contínuo com esteróides e descendência africana.

  • O glaucoma pode deixar a pessoa cega

Verdade. A doença provoca lesões no nervo óptico e, consequentemente, leva à perda gradativa da visão uma vez que o nervo óptico é o local do nosso olho responsável pela comunicação entre o olho e o cérebro. É a causa mais frequente de cegueira irreversível no mundo. Alguns estudos americanos mostram que mesmo tratados 15% do pacientes ficam cegos por fatores variados como o não tratamento adequado e a não utilização correta das instruções médicas pelo paciente. A lesão glaucomatosa do nervo ótico é irreversível. O tratamento visa evitar a progressão da doença.

  • A cegueira causada pelo glaucoma é reversível

Mito. A lesão glaucomatosa é irreversível.

Confira a segunda parte da matéria amanhã às 12h00. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *