GESTAÇÃO SAUDÁVEL

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Foto: (ShutterStock.com)

Médica dá dicas preciosas para as futuras mamães!

Diz o ditado que “gravidez não é doença”, no entanto, prevenir é sempre o melhor remédio, não é mesmo? Pensando nisso, a ginecologista e obstetra Dra. Kelly Alessandra Tavares, separou alguns tópicos para explicar que as mudanças hormonais que ocorrem no período de gestação, modificam o metabolismo da futura mamãe, podendo facilitar o surgimento de doenças metabólicas em mulheres já predispostas.

“Uma gestante que já tinha um problema de tireoide antes de engravidar, por exemplo, precisa de acompanhamento mais próximo para evitar que isso afete a gestação. O mesmo acontece com aquela que tem predisposição genética à hipertensão”, conta a médica da capital paulista. Por isso, confira algumas dicas que a especialista separou para as gestantes!

1- Atenção à balança: o ideal é evitar o aumento excessivo durante a gestação. A ginecologista recomenda o acompanhamento da gestação por uma equipe multidisciplinar, que inclua também nutricionista. “O aumento de peso na gestação pode trazer diversas complicações, incluindo o aparecimento de diabetes gestacional e o ganho excessivo de peso do bebê, risco de hipertensão gestacional, risco de parto prematuro. Por isso, é preciso redobrar a atenção com o que come: “não adianta achar que comer muitas frutas, por exemplo, é saudável e está liberado, porque elas também são ricas em açúcares”, destaca.

2- Pré-natal em dia: as consultas rotineiras com o obstetra servem para acompanhar o desenvolvimento da gestação. “Nas consultas, conseguimos acompanhar a saúde da mãe e do bebê, por meio de diversos exames. Se algo estiver fora do padrão, conseguimos intervir. Outro motivo importante do pré-natal é o preparo da mulher para a maternidade, com aconselhamento, orientação para o parto e o puerpério, tira-dúvidas sobre aleitamento e até para a detecção precoce do risco de depressão pós-parto”, diz a médica.

3- Movimente-se: os exercícios físicos estão liberados e são indicados para as gestantes. “Claro que se ela era sedentária, não pode pegar pesado logo de cara só porque está grávida. Mas, pode fazer caminhada, hidroginástica, ioga, pilates e outras atividades que vão ajudar a dar flexibilidade e força para a musculatura, além de estimular a circulação sanguínea para prevenir o aparecimento de varizes”, conta a obstetra. No caso das gestantes que já se exercitavam, a rotina pode seguir normalmente, desde que liberado pelo médico que a acompanha.

4- Sem estresse: para quem trabalha e vive em grandes centros urbanos, esta é difícil, mas vale o esforço. “O estresse libera diversas substâncias na corrente sanguínea, como o cortisol e a adrenalina, que não são legais para o bebê”, explica Dra Kelly. Por isso, quanto menos a mamãe se estressar, melhor é para ela e para a criança. “Indicamos sempre a prática de atividade física, meditação, massagem e outras formas de relaxar”, indica.

5- Cuidado com os palpites: quando surge uma gestante, surgem dicas, sugestões e opiniões variadas sobre o que deve ser feito. “Geralmente, as pessoas têm boa intenção ao palpitar, mas isso pode gerar ansiedade e medos desnecessários. Não é porque a prima da vizinha teve um parto difícil que significa que o seu também será. Cada gravidez é única e merece atenção individualizada”, conclui a ginecologista.

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