Usado para reduzir espinhas e agir contra o melasma

Por: Letícia Ferreira      Foto: Divulgação

Diversos ácidos são usados para tratamento de acne, manchas ou rugas. Desta vez, vamos explicar sobre o azelaico, o ácido do bem, que traz diversos benefícios e é um poderoso ingrediente para a pele.

Estudos científicos já demonstraram a efetividade do ácido na redução de acne moderada e no tratamento de manchas, é o que lembra o pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma, e completa: “O ácido azelaico é um ativo medicamentoso indicado para tratamento de diversas disfunções da pele e apresenta ações antibacteriana, queratolítica, comedolítica (reduz acne) e ainda antioxidante. Atua também na redução da inflamação em pacientes com acne e rosácea”.

Um dos efeitos do ácido é reduzir a espessura da epiderme, portanto, deve ser acrescentado à rotina de beleza combinado com um bom hidratante, para não causar desidratação. “Por ser um ativo medicamentoso, o ácido azelaico é proibido em cosméticos, portanto devemos usar o ativo apenas quando indicado por um profissional da saúde. Em casos onde buscamos o efeito esfoliante, esse ácido é altamente benéfico”, alerta o pesquisador.

Para um melhor resultado do ácido, a melhor opção é combiná-lo com ingredientes que ajudem a repor água, como sinalizamos anteriormente. “Esse ácido deve ser combinado principalmente com ingredientes hidratantes para evitar a perda de água transepidermal causada pelo afinamento da epiderme. Mas o principal produto que deve ser associado com o azelaico é o filtro solar. Um paciente com acne, se não utilizar o filtro, pode se surpreender com manchas nas lesões da acne. Em pacientes com melasma o mesmo cuidado deve ser tomado, pois as manchas são exacerbadas pela radiação solar”, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here