Aprecie com moderação!
Domingo é sempre um dia ideal para reunir a família e os amigos, não é mesmo? E para tornar essa reunião mais agradável e divertida, nada melhor que saborear uma legítima caipirinha. Pensando nisso, os autores João Almeida e Leandro Dias, que acabam de lançar o livro “Os Segredos da Cachaça”, pela editora Alaúde, separaram uma receita especial para você. Tome nota e aprecie com moderação!
Passo a passo!
- Retire as extremidades do limão e corte a fruta em cubos, descartando o miolo branco.
- Depois de colocar o limão no copo, adicione duas colheres de açúcar (para a caipirinha tradicional, use o açúcar branco).
- Com o auxílio de um macerador, pressione levemente o limão com o açúcar para extrair o sumo, sem agredir a fruta, lembrando que esse cuidado tem a finalidade de evitar que o óleo da casca do limão deixe o drink amargo.
- Evite o uso de coqueteleira no preparo, pois movimentos bruscos podem “agredir” o limão, fazendo soltar propriedades que amargam a caipirinha.
- O gelo não tem segredo, basta ser feito de uma boa água mineral e adicioná-lo até completar o copo.
- Adicione 60ml de uma cachaça produzida em alambiques de cobre.
- Deixe no copo uma colher ou um canudo para que, ao apreciar, você possa dar uma mexidinha e interagir com o drinque.
“A caipirinha é um estado de espírito, tato de quem prepara quanto de quem bebe. Reúna seus amigos e divirta-se. Um brinde! “, celebra Leandro Dias, autor de Os segredos da cachaça (Editora Alaúde).