Diversos locais de São Paulo estarão conscientizando sobre à doença

 Por:Letícia Ferreira      Foto: Shutterstock.com

O câncer de ovário é pouco frequente, difícil de ser diagnosticado e com a menor chance de cura, portanto, vamos conversar sobre ele. O 7° mais fatal entre os cânceres ginecológicos, também é conhecido como “câncer silencioso”, onde em seus estágios iniciais, a paciente não apresenta sintomas ou, quando apresentam, são confundidos com outros problemas de saúde.

Segundo Dr. Ricardo Chazan Breitbarg, oncologista ginecológico do Hospital Samaritano de São Paulo, os principais sintomas são: cansaço, sangramento vaginal, mudança de hábitos intestinais, dores abdominais persistentes, inchaço contínuo, dificuldade para comer, dor pélvica, necessidade urgente e frequente de urinar. Se algum deles durar mais do que três semanas é fundamental que a mulher procure um especialista.

A Associação de Combate ao Câncer de Ovário (ACCO), organização que atua em prol desta causa, realiza no próximo dia 8 de maio, atividade gratuita para orientar o público com informações importantes sobre os sintomas, os fatores de risco e dados de impacto sobre a doença no Brasil.

Desde 2013, o dia 8 de maio foi instituído no calendário da Organização Mundial de Saúde (OMS), e serve para alertar globalmente sobre a importância desta causa. Algumas ações estarão sendo realizadas na cidade para melhor conscientização da população, prevenção e ampliação da causa, dentre elas trouxemos duas para você anotar no seu calendário:

A ação organizada pela ACCO acontecerá na estação do metrô Sé (piso superior) das 11h às 13h, e contará com a presença de um médico oncologista para tirar dúvidas do público. Folhetos informativos e adesivos alusivos à causa também serão distribuídos como parte do material de apoio.

Na Avenida Paulista também terá ação, com a AstraZeneca apoiando o Instituto Lado a Lado Pela Vida, não faltará informação, educação e conhecimento sobre o assunto em um workshop sobre a doença.

O evento será realizado das 08:30 às 12 horas, no L’Hotel Porto Bay, e estarão presentes médicos, representantes de hospitais, profissionais de saúde e pacientes para conversar sobre o tema.  Ao final do encontro, mulheres vestidas de camisola e pantufas, farão um desfile na Avenida Paulista entregando folhetos informativos e divulgando dados sobre o câncer de ovário.

Participe e previna-se!

Veja também