OSTEOPATIA: CONHEÇA A TÉCNICA QUE CUIDA DO PACIENTE SEM REMÉDIOS

Foto: (Divulgação)

Por: Wandy Ribeiro

O procedimento consiste na autocura do corpo

Você já ouviu falar em Osteopatia? Diferente de uma consulta médica em que o paciente é tratado apenas com remédios, o procedimento consiste em uma filosofia que acredita na autocura. “Encontre a lesão, corrija-a e deixe o corpo curar-se”, diz Andrew Taylor Still, médico americano e criador da prática.

Segundo a filosofia, os procedimentos da técnica, que consiste em terapias manuais e naturais, para corrigir e liberar as restrições encontradas nos tecidos, seja musculoesquelético, visceral ou neural, possibilitam ao paciente o equilíbrio através da autocura do corpo pela regeneração.

Entre as indicações, o procedimento é indicado para doenças ciáticas, cervicais, hérnias de disco, escolioses, torcicolos, dores na lombar, problemas de articulações e dores/ tensões musculares, além de também auxiliar no tratamento da enxaqueca, sintomas de tensão pré-menstrual (TPM), refluxo, insônia, constipação, zumbido entre outras. 

Para aplicação, é realizada uma avaliação minuciosa para avaliar as possíveis causas. Na sequência, inicia o tratamento e as sessões são de acordo com cada paciente e suas queixas, já que a terapia é totalmente voltada para necessidade de cada paciente.

Vale ressaltar que, para quem ainda não conhece a técnica, desde 2017, o Ministério da Saúde disponibiliza no Sistema Único de Saúde (SUS) atendimentos de Osteopatia, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).

Além disso, a técnica já pode ser encontrada em diversos locais, como a Clínica Osteopatia SP, localizada na Vila Mariana, na capital paulistana, onde o procedimento é realizado pelo Dr.Weslei Lima,  fisioterapeuta esportivo especializado em Osteopatia. No local, além do especialista, também há uma enorme equipe que realiza o procedimento.  Para mais informações, acesse ao site do espaço clicando aqui.