Nivea está voltada a transformação social

O propósito da Nivea é a transformação social

O Toque que Transforma e Inspira Conexões é o slogan da marca que apoiará ações sociais

Voltada aos cuidados com a pele no mundo, a Nivea anuncia no Brasil o seu propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões. A marca tem o objetivo de fortalece a sua missão social e a relação com as centenas de colaboradores no país para gerar impacto social e transformar a vida de milhares de pessoas.

“O propósito não é algo novo, é parte do nosso legado e também o futuro da Nivea. Cuidar das pessoas faz parte do nosso DNA há 110 anos. O toque na pele desempenha um papel vital para criarmos conexões uns com os outros e para melhorar a saúde física e mental das pessoas. Por isso, iniciamos essa jornada de conscientização: vamos auxiliar grupos vulneráveis que sofrem com o isolamento social, físico ou emocional. Desejamos criar vínculos verdadeiros e ser relevantes na vida dos consumidores e da sociedade”, afirma Christian Goetz, presidente da Nivea no Brasil.

A Nivea pretende causar transformações em três frentes: colaboradores, sociedade e consumidores. Assim, acredita que pode promover uma diferença real na sociedade usando seu alcance e influência para revelar os benefícios do toque físico para a saúde. A marca irá apoiar organizações que dão suporte àqueles que necessitam de acolhimento.

Juarez e Heloísa se conheceram há 56 anos em São João Del Rey (MG). Para eles, até hoje os abraços e os carinhos são sinais de amor e conforto. Nivea os encontrou para o relatório O Estado do Toque Humano, de 2020 (foto: © NIVEA, 2020/Oliver Lassen)

O toque

É uma necessidade humana se sentir tocado e uma das formas mais poderosas para transferir energias positivas entre duas pessoas. O toque é também a base fundamental para criar relacionamentos sociais positivos ao longo da vida.

Nos últimos tempos, a vida moderna e agitada tem afastado as pessoas das manifestações de toque, o que intensifica a sensação de solidão potencializada pela pandemia da COVID-19. Este comportamento traz à tona a importância do toque humano para as relações sociais.

Nivea acompanha essas mudanças há mais de três anos e realizou pesquisas antes da pandemia, com quase 12 mil entrevistados, que comprovam que as pessoas entendem a importância do toque, mas que o vivenciam cada vez menos.

O levantamento foi repetido durante o atual cenário, com mais de 9 mil pessoas, constatando que a solidão e a falta de toque são mais latentes do que nunca. As medidas para conter a disseminação do coronavírus ainda colocam algumas comunidades em situação de risco de isolamento social e emocional de forma mais acentuada.

A Nivea se uniu a Purpose para definir os grupos que mais sofrem com o isolamento social e a falta do toque. E irá apoiar ações sociais ao longo dos próximos anos para beneficiar comunidades que mais precisam de cuidado.

No Brasil, mais de 2 milhões de idosos possuem algum tipo de doença mental degenerativa e o sentimento de solidão pode aumentar em 40% a probabilidade do desenvolvimento desse quadro clínico. Nesse processo, os cuidadores acabam sofrendo muito, 35% apresentam mais risco de sintomas de ansiedade e cinco vezes mais chance de depressão. Nivea irá olhar para eles, que se dedicam para garantir aos idosos uma vida digna e com autoestima.

Dialogar com os cuidadores é um caminho para gerar qualidade de vida para quem cuida e para quem é cuidado. O objetivo é se unir a ONGS para auxiliar os idosos e melhorar a experiência do cuidador com ações que incluem capacitações aos profissionais, treinamento em massagens terapêuticas, atividades de dança-terapia, experiências sensoriais envolvendo o toque e treinamentos sobre saúde mental.

Com relação LGBTQIA+, além de situações de abandono e falta de apoio pelas próprias famílias, as estatísticas mostram um alerta importante referente a essa comunidade: o Brasil é o país com o maior registro de assassinatos de pessoas LGBTQIA+ no mundo, um a cada 19 horas. A expectativa de vida de mulheres trans e travestis é de 34 anos, no Brasil, sendo que a média nacional é de 74 anos.

O propósito da Nivea é de trilhar uma jornada de conscientização da sociedade e combater a LGBT fobia. Serão apoiadas iniciativas desenvolvidas por organizações e coletivos LGBTQIA+ que tenham impacto na comunidade, como projetos e casas de acolhimento que recuperam a dignidade e a segurança das pessoas.

Por fim, 54% da população brasileira é formada por pessoas pretas ou pardas e deste total, 28% são mulheres, representando o maior grupo demográfico do país. Com perfil de mobilização local, elas são o suporte da comunidade, acolhem e tocam a vida das pessoas ao seu redor. Cuidam da família, dos vizinhos e da comunidade como um todo e trabalham muito para garantir o sustento da casa.

A Nivea pretende desenvolver o talento de mulheres negras por meio de organizações que estimulam formações em trabalhos manuais, levando conteúdo e ferramentas de empoderamento profissional, social e psicológico por meio de treinamentos, capacitação e oficinas. A geração de renda para essas mulheres é uma necessidade urgente para que continuem cuidando de suas famílias e comunidades.

Projetos apoiados pela Nivea beneficiarão idosos e cuidadores, pessoas LGBTQIA+ e mulheres negras de regiões de periferia

Parcerias com ONGs
A Nivea já definiu três das seis ONGs parceiras que terá até o final do ano:

AACD: parceiros da Nivea há 10 anos, irão desenvolver projetos de dança-terapia, massagem terapêutica e capacitação de cuidadores de idosos. As atividades abrangem desde a reabilitação física até questões emocionais para maior autonomia do paciente.

TODXS: para a comunidade LGBTQIA+ irá atuar com a entidade para empoderar a comunidade e educar a sociedade para transformar o Brasil em um país verdadeiramente inclusivo. A Nivea apoiará o projeto Todxs Embaixadorxs que tem como foco criar líderes que possam disseminar a causa e acolher o público em suas comunidades.

Pretahub: para os projetos envolvendo as mulheres negras, a Nivea fechou parceria com a instituição aceleradora do empreendedorismo negro no Brasil. As ações se concentrarão em dois programas, a Casa PretaHUB (um em São Paulo e, outra, na Bahia) e a Afrolab (um dos focos será o fortalecimento da autoestima e a educação financeira dessas mulheres). A parceria com a Nivea prevê ainda a execução do programa Afrolab Digital que contará com dicas de marketing digital e oferecerá as redes sociais como um espaço de experimentação para venda de produtos e serviços.

O objetivo é beneficiar mais de 5 mil pessoas, até 2025, por meio de ações que tragam o toque como agente de cuidado e transformação. “A Nivea é uma marca que encanta e faz parte da história dos brasileiros há muitas gerações. Estamos em uma jornada de fortalecimento para ir além no cuidado com as pessoas com um olhar muito especial: queremos impactar vidas e deixar um legado para a sociedade e devolver ao planeta o que recebemos, fazendo a diferença no mundo”, afirma Andréa Bó, diretora de Marketing da Nivea.

Mais de 5 mil pessoas serão impactadas com os projetos apoiados pelo propósito da Nivea: AACD, Todxs e Pretahub são as primeiras ONGs com ações em andamento

De dentro para fora

Para que a transformação social proposta pela Nivea ocorra de forma genuína, a jornada será potencializada com a participação dos colaboradores da marca no Brasil, evoluindo a cultura corporativa da empresa. Algumas ações planejadas têm como foco o conhecimento e a vivência do propósito na prática por todos os colaboradores como, por exemplo, a criação de um Programa de Voluntariado para que a equipe possa se envolver em projetos sociais das ONGs acolhidas.

Em uma ação ligada, os colaboradores também são incentivados a descobrirem seus propósitos pessoais. O projeto Círculos de Propósito propõe atividades em grupos, por meio de reuniões online, para conversas, trocas de experiências e reflexões sobre objetivos pessoais de transformação.

“Sabemos que pessoas que conhecem os seus sonhos e têm um propósito são muito mais felizes e queremos incentivar esta descoberta aos nossos mais de 600 colaboradores no Brasil. É maravilhoso quando a companhia e os colaboradores compartilham esse propósito e, juntos, vão além”, destaca Juan Pablo Leymarie, diretor de RH da Nivea.

A agenda de Diversidade também terá destaque: recentemente a marca se aliou à Mais Diversidade, uma consultoria para ampliar a conversa e trazer um olhar profundo sobre onde e como é possível evoluir como empresa empregadora.

Há ainda a atuação de um Comitê de Diversidade interno que está discutindo ações práticas sobre como trazer pertencimento e pluralidade, de fato, para os times. “Queremos trazer para dentro da Nivea ainda mais a representatividade de nossos consumidores e da sociedade. Estamos considerando gênero, orientação sexual, raça e geração como nossos principais focos”, pontua o diretor.

Colaboradores da Nivea são incentivados a descobrirem seus propósitos pessoais em busca de uma vida mais feliz e participarão de Programa de Voluntariado

A Nivea e você

A existência de um propósito impacta Nivea em todos os sentidos, inclusive na relação com consumidores e clientes. Por meio de campanhas, redes sociais e produtos, a marca pretende conscientizar e alcançar a sociedade como um todo.

O time de influenciadores da marca atuará para reforçar a mensagem nas redes sociais: Paolla Oliveira, Preta Gil, Teresa Cristina, Ana Apocalypse e Alcione são apenas alguns nomes que levarão as mensagens de O Toque que Transforma e Inspira Conexões para o dia a dia das pessoas e as convidarão a fazer parte deste movimento.

Para conectar os consumidores, alguns produtos apresentarão edições especiais. É o exemplo da campanha Pride 2021, em celebração e apoio ao mês do Orgulho LGBTQIA+. A icônica latinha do Nivea Creme e o protetor labial Nivea Lip Soft Rosé ganharão as cores do arco-íris para celebrar a comunidade, defendendo a união, o amor e o respeito.

A iniciativa terá ativações em todas as redes sociais da marca com a participação e engajamento de influenciadores representantes da causa como forma de dar visibilidade e representatividade a grupos que tem sido historicamente minorados ou marginalizados.

A mensagem irá muito além de campanha e produto: Nivea se uniu à All Out, organização que atua no Brasil e no mundo em defesa dos direitos da população LGBTQIA+, para selecionar ONGs e projetos de melhorias para a saúde física e mental, assim como gerar empoderamento para a comunidade. Todo o lucro das vendas da edição especial do Nivea Creme e Nivea Lip Soft Rosé será revertido para dez projetos de acolhimento que tragam dignidade, segurança e suporte emocional.

Desde 17 de maio, Dia da Luta Contra a LGBTfobia, as instituições começaram a inscrever suas iniciativas para seleção e a marca fará uma doação para cada uma no final de junho, no Dia do Orgulho LGBTQIA+. “Essa é uma forma de convidar o consumidor a ser um agente de transformação social junto à marca”, finaliza Andréa Bó. As ONGs e instituições podem inscrever seus projetos até 6 de junho na página: https://www.fundonivea.alloutbrasil.org/ .

 NIVEA realizou pesquisas com mais de 20 mil pessoas, antes e durante a pandemia, para constatar o poder do toque humano para a saúde física e mental

O poder do toque

Desde antes da pandemia, a Nivea encomendou estudos globais para entender a importância do toque humano na vida das pessoas. Com a análise de diversos relatórios produzidos nesse período, foi constatado que, apesar de essencial para vidas felizes e realizadas, o toque humano está em risco em todo mundo.

São dois relatórios globais desenvolvidos em parceria com a Mindline para identificar a importância do toque para a saúde mental e física. Na primeira etapa, a metodologia incluiu entrevistas com 11.198 pessoas de 11 países, em 2019, e, na segunda, 9.487 pessoas de nove países, em 2020, ou seja, os resultados já trazem dados de como as pessoas e sentem na pandemia. O Brasil é um dos países contemplados.

Mesmo antes da pandemia da COVID-19, as pessoas já consideravam o toque como elemento importante para uma vida feliz e plena e alegaram que o estilo de vida moderno estava os afastando dessa manifestação. Nove em cada dez pessoas em todo o mundo acham que o toque é a chave para levar uma vida feliz e realizada. No Brasil, especialmente, os entrevistados manifestaram uma forte relação com o toque, que representa cuidado (98%), afeto (98%) e amor (97%).

Já os relatórios elaborados durante a pandemia mostram que as pessoas estão restringindo o toque como maneira de evitar a disseminação da doença. Os estudos ainda revelam que as pessoas sentem falta do contato físico mais do que nunca: uma em cada três pessoas diz que o nível atual de toque na vida diária é muito baixo, e três em cada cinco pessoas querem compensar a atual situação após a pandemia.

Os efeitos do toque humano comprovadamente reduzem a dor física, fortalecem o sistema imunológico, normalização a frequência cardíaca e a pressão arterial. Na mente, o toque diminui o nível de hormônios do estresse, aumenta o nível de hormônios de bem-estar, a ocitocina, reduz a solidão, os sintomas de ansiedade e de depressão.

Os relatórios também trazem fortes evidências de que a ocitocina está significativamente envolvida nos efeitos benéficos do toque para a saúde física e mental, bem como para uma pele bonita e saudável. As evidências apontam que ações como carícias, afagos e contato físico com pessoas queridas estão relacionados à produção do hormônio da felicidade. É por isso que a Nivea está defendendo mais oportunidades de toque na pele com o seu propósito global, O Toque que Transforma e Inspira Conexões.