MANIA OU TOC?

As manias são algo comum aos seres humanos, mas para alguns ela pode se exceder. Casos de obsessão por limpeza, medo de contaminação ou sujeira, fixação por determinados modos de organização e até pensamentos agressivos são algumas das características do transtorno obsessivo compulsivo, conhecido como TOC. Este distúrbio psiquiátrico atinge cerca de quatro milhões de brasileiros – que possuem pensamentos intrusivos e desagradáveis que os força a obedecer “rituais” observáveis ou mentais.

O distúrbio não tem cura, porém, seu diagnóstico precoce é muito importante. “Através de tratamento medicamentoso e psicoterapia comportamental precoce, é possível ter os sintomas quase totalmente atenuados a uma vida normal”, comenta o médico especialista Diego Tavares, que também alerta sobre a possibilidade da doença evoluir. Para diferenciar o TOC de uma simples mania – e buscar devido tratamento – confira as seguintes dicas:

– No TOC os rituais (observáveis ou mentais) deixam de ser saudáveis e passam a ser uma obrigação constante em virtude da sensação mental de obrigação que ele impõe;

– Diante desse transtorno, as obsessões e compulsões são recorrentes, consomem tempo e causam sofrimento à pessoa;

– Os medos, desconfortos e pensamentos irracionais se repetem e são acompanhados de ansiedade e mal-estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *