Dia Mundial da Lavagem de Mãos

A importância da higiene das mãos está voltada a prevenção de infecções, que é um meio para ajudar a combater a Covid-19

No dia 15 de outubro foi celebrado o “Dia Mundial da Lavagem de Mãos”, é fundamental reforçar ainda mais a necessidade das pessoas estarem atentas aos cuidados básicos de higiene, seja lavar as mãos antes das refeições ou após ir ao banheiro. No entanto, no atual período da Covid-19, os cuidados devem ser redobrados. Buscando auxiliar as pessoas e as organizações, a Ecolab, especializada em soluções e serviços para água, higiene e prevenção de infecções, desenvolveu protocolos e programas para o combate ao novo coronavírus.

A companhia desenvolveu no seu site uma seção com dicas de combate a infecções, em especial a Covid-19. “Acreditamos que ao disseminar as informações que temos sobre prevenção, estamos ajudando no combate de várias doenças, causadas pela má higiene das mãos. Este é o momento para nos unirmos e trocarmos informações que podem ser vitais para proteger vidas”, afirma Orson Ledezma, vice-presidente e gerente geral das operações da Ecolab no Brasil e América Latina.

Com conteúdo validado por profissionais que são referência na empresa, o portal também conta com webinars e protocolos para reabertura de bares e restaurantes, hotéis, hospitais, supermercados e fast food. É possível conferir todos os materiais neste link.

Melhor forma de prevenir

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta, além de diminuir em até 41% a morte de bebês recém-nascidos. Em tempos de pandemia global, esse comportamento ganhou ainda mais relevância e significado como um dos principais instrumentos de prevenção.


Leva doenças

Quando as mãos não são lavadas de forma correta (com água e sabão, por exemplo), elas podem se tornar as principais transmissoras de Hepatite A, infecção hospitalar, herpes, conjuntivite, escabiose (sarna), gastroenterites, entre muitas outras.

Lave corretamente

· Usar sabão ou detergente para as mãos;

· Esfregar as palmas das mãos;

· Esfregar todos os dedos e os espaços entre os dedos;

· Esfregar as pontas dos dedos e as unhas (de ambos os lados das mãos);

· Realizar as etapas acima por no mínimo 20 segundos;

· Retirar o sabão com água e enxugar bem, com um pano limpo.