TUDO SOBRE TROMBOSE

Fique de olho e saiba evitar o problema, que geralmente acomete pernas e coxas

Permanecer parada por muito tempo diminui a velocidade do sangue nos vasos e pode causar trombose, doença sobre a qual muito se comenta ultimamente. “A trombose é um termo que se refere à condição na qual há o desenvolvimento de um ‘trombo’, um coágulo sanguíneo, nas veias das pernas e coxas. Esse trombo entope a passagem do sangue”, explica a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita.

Segundo a médica, a trombose geralmente vai se manifestar com um quadro de dor na perna, principalmente na panturrilha, associado a inchaço persistente, calor, sensibilidade e vermelhidão o que vai levar quase sempre à procura de ajuda médica. “Em casos mais raros um pequeno coágulo pode se desprender e correr pela circulação até chegar ao pulmão, o que os médicos chamam de Embolia Pulmonar e pode causar dor no peito, tosse, cansaço, falta inesperada de respiração e em casos mais graves a morte súbita”, conta.

A angiologista comenta que existem pessoas com agravantes individuais que as deixam mais vulneráveis, como dor na perna, obesidade, tabagismo, uso de hormônios (pílula anticoncepcional), portadores de qualquer tipo de câncer, portadores de Trombofilias (doença do sangue que deixa maior predisposição a coagulação sanguínea) e qualquer condição que aumente a imobilização (gesso, deficientes físicos, fraturas), gestantes, idosos e portadores de varizes.

Fugir desta predisposição é importante. Beber muita água diariamente, movimentar as pernas em intervalos do trabalho e usar meias de compressão são algumas dicas para evitar a trombose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *