COMO CUIDAR DA PELE E DOS CABELOS NO INVERNO

0
Foto: (Divulgação)

Especialista explica como se prevenir e tratar os problemas comuns na pele e nos cabelos durante os dias frios

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a falta de chuvas neste inverno pode ser uma das mais intensas dos últimos anos. E, nesta situação de seca, a falta de umidade é um fator que causa muitos danos ao corpo humano, mas quando se trata da pele e dos cabelos, os efeitos nocivos podem ser ainda maiores, afinal, são partes da nossa estrutura corporal que convivem diretamente com o meio externo.

“A combinação entre tempo frio e seco faz com que a quantidade dos tecidos cutâneos diminua, provocando perda em suas capacidades funcionais, alterando a composição do manto hidrolipídico”, explica Dr. Marcelo Schulman, farmacêutico e presidente da Vita Derm.

Quanto à pele, o especialista explica que essa camada de gordura que existe na superfície da pele tem a função de proteger o organismo de infecções, ou seja, se a pele ficar ressecada ela torna-se mais sensível a qualquer agressão do meio, além de diminuir a transpiração e a hidratação natural, que vêm das glândulas sebáceas. Segundo ele, outro ponto negativo são os banhos quentes e demorados, que também ressecam a pele.

Já em relação aos cabelos, o farmacêutico ressalta que o ar seco provoca o aparecimento da eletricidade estática nos fios, pois os cabelos ficam ressecados, frágeis, e com frizz, sem falar no couro cabeludo que pode ficar mais oleoso e apresentar caspa.

Entretanto, o especialista orienta que é possível prevenir e corrigir os efeitos do clima seco e frio, fazendo uso de produtos específicos como hidratantes faciais e corporais que podem ser aplicados após o banho aproveitando a dilatação dos poros, ação que facilita a absorção dos agentes umectantes.

Para conhecer os produtos hipoalergênicos e dermatologicamente testados, produzidos pela Vita Derm, acesse o site da linha clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here