Empreendedoras criam salão de luxo especializado em tranças afro
Carolina Pinto passou anos em busca de salões de trança que oferecem um espaço sofisticado, com atendimento qualificado e em local de fácil acesso, porém, nunca conseguiu encontrar um local que tivesse esses três pilares.
Após uma experiência ruim, decidiu que ia abrir o próprio salão, com objetivo de trazer uma nova experiência de serviço e atendimento em um espaço sofisticado para as mulheres, especialmente negras. Tudo sem esquecer de suas raízes. Junto com sua sócia Taynara Alves, a empreendedora inaugurou o RAS, um salão de luxo especializado em tranças e penteados afros em São Paulo.
Lançado em dezembro de 2021, o salão tem um espaço sofisticado e inovador no mundo das tranças, que vai muito além de ser apenas um espaço bonito. Com cadeiras confortáveis e estrutura para home office, o salão é funcional e ideal para receber clientes durante seus dias de folga, como em dias de trabalho.
Serviço de qualidade
“Mulheres negras têm o direito de ter serviços de luxo pensados para elas, com os melhores ambientes, tratamentos e produtos. Queria desmitificar a ideia de o que é direcionado para esse público, deve ser de baixa qualidade, ou pouco sofisticado. Tranças e penteados afros são sinônimo de respeito e luxo”, salienta Carolina.
As empreendedoras pensaram em conjunto em padronizar todos os processos do salão, para que pudessem oferecer um serviço de qualidade a todos os clientes. As empreendedoras tinham como ideia mostrar que esse é um nicho que deve ser valorizado, não só pelo contexto histórico, mas também, por ser um mercado rentável que ainda pode ser muito explorado.
“Quero normalizar o luxo na vida das pessoas negras! Nós somos descendentes de reis e rainhas, o luxo está presente na nossa vida desde o começo do mundo. Está na hora de fazermos esse resgate do espaço ao qual sempre pertencemos.”, explica Taynara.
Em expansão
Criar um clima especial de luxo no salão também tem significado de autoestima. As empreendedoras queriam mostrar para as pessoas negras que elas podem ter algo único e particular para cada uma delas. O salão que fica na Zona Oeste de São Paulo, na Barra Funda, já tem fãs da marca que mostram sua beleza após tratamento nas redes sociais.
As empreendedoras hoje têm inúmeros clientes entre homens e mulheres, inclusive, personalidades, como Nina Silvia do Movimento Black Money, Ivi Pizzot, a Chef Lilian Almeida, e homens e mulheres que desejam deixar suas tranças ainda mais lindas.
Além da especialidade de tranças, o salão conta com os serviços de penteados afros em geral, que vão desde entrelaçamento, até penteados para ocasiões especiais como formaturas e casamentos.