Do que você tem medo? O pavor de determinada coisa pode ser intenso e irracional a ponto de causar ansiedade, pânico e interferir no trabalho, na escola e nas relações pessoais. Como identificar, no dia a dia, o que é medo e o que pode ser uma fobia?
Quando os temores são maiores e incontroláveis, o problema é encarado como uma fobia. “A Fobia é um medo acentuado, irracional e persistente; um sentimento de pavor mesmo que não haja risco evidente ou algum perigo. É uma doença que limita o indivíduo de se expor” comenta Maura de Albanesi, psicoterapeuta e líder-coach.
Já o medo é um instinto natural de defensa que nós temos diante do desconhecido. Porém, quando o indivíduo está numa situação inofensiva, num parque ou num elevador, por exemplo, e sente um medo que faça com que o coração bata acelerado, tenha tontura, sensação de asfixia, pressão arterial elevada, a boca seca ou suor excessivo, dentre outros sintomas, é necessário atenção, pois isso pode ser algo mais grave”, argumenta.
A causa da doença está ligada a fatores genéticos, como por exemplo, crianças com parentes próximos que sofrem do transtorno têm mais chances de desenvolvê-la. O tratamento mais comum e efetivo da Fobia é a Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC). Mas, além do TCC, existem outras formas de tratar a doença, como a utilização de remédios, para casos mais graves, e a meditação. De acordo com Maura de Albanesi, a meditação é uma opção extremamente eficiente. Ela permite que o indivíduo “encontre no seu interior o entendimento de quais são os motivos dos seus medos e abra caminho, de maneira gradual, para o enfrentamento e, consequentemente, a cura” diz.
Mas, como enfrentar sua fobia no dia a dia?
Crie uma lista com 10 passos para enfrentar o medo. Ou seja, gerencie situações que possam estimular a construção da sua confiança e que dê subsídios para enfrentar aquilo que assusta. Organize essa lista começando pelo menos assustador até o mais aterrorizante
Veja abaixo alguns exemplos curiosos de fobias:
Aerofobia – Medo de avião
Nictofobia – Medo do escuro
Pirofobia – Medo do fogo
Belonofobia – Medo de objetos que furam
Siderofobia – Medo de estrelas ou do céu estrelado
Alectorofobia – Medo de galinha
Motefobia – Medo de mariposas
Octofobia – Medo do número 8
Surifobia – Medo de ratos
Triscaidecafobia – Medo do número 13
Fobofobia – Medo do próprio medo