Por: Camilla Lóes
Foto: Divulgação
Nossa pele vive sofrendo com os danos de calor e frio. No inverno sofremos muito mais com ressecamentos em virtude das baixas temperaturas que enfrentamos ação do vento e banhos quentes. Não vamos deixar nossa pele ressecada e sem hidratação, não é mesmo?
Vamos te ensinar alguns cuidados básicos e diários para que você consiga manter o equilíbrio na camada protetora da pele (hidrolipídico) e evitar que a epiderme sofra com a eliminação de água.
A principal dica contra o ressecamento é priorizar a hidratação, com uso de cosméticos em todas as épocas do ano, seja no corpo ou face. “Quando estamos bem hidratados, protegemos mais a nossa pele das agressões externas. Ela é a nossa primeira barreira de proteção e, quando está desgastada e com falhas, é uma porta aberta para invasão, com danos causados pelos raios solares, microrganismos, bactérias e sujeiras. Tudo isso pode causar irritações, inflamações e também o envelhecimento precoce”, afirma Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos.
Protetor solar e hidratação pós-sol
O protetor solar é conhecido por todos e usado por poucos. Porém para evitar manchas na pele e o envelhecimento cutâneo deveria ser usado diariamente. Temos que lembrar também do hidratante pós-sol, pois ele possui ativos essenciais para restabelecer as defesas naturais da pele.
Água muito quente
A água muito quente deixa a pele ressecada, pois as temperaturas das duchas comprometem a proteção e integridade da epiderme deixando-a desidratada e perdendo a oleosidade natural. Vale lembrar que o uso de sabonetes suaves e neutros são produtos aliados da pele.
Vamos beber água e comer bem
O consumo adequado de água ajuda a manter a pele hidratada, além de ser fundamental para a saúde, como um todo. Também é essencial consumir alimentos ricos em vitamina A (brócolis, batata doce, etc.), vitamina C (laranja, morango, etc.), vitamina E (couve, amêndoas, etc.), complexo B (carne vermelha, derivados do leite, etc.) e proteínas (feijão, ovos, etc.).
Ativos aliados para hidratação da pele
Observe abaixo mais detalhes sobre alguns dos componentes mais eficazes disponíveis no mercado que podem auxiliar na hidratação diária.
Alistin trata-se de um peptídeo (biomolécula) com intensa ação antioxidante. O ativo também protege o DNA e auxilia a pele na reparação dos danos causados pelos raios UVB;
GPS Trealose – o ativo possui a capacidade de aumentar as defesas naturais da pele por causa da ativação das Heat Shock Protein, proteínas protetoras responsáveis, que alertam o organismo quando as temperaturas do corpo estão muito altas, ou mesmo, frias. Essas proteínas protegem o organismo contra os efeitos danosos da exposição ao sol e calor. Vale destacar que o ativo GPS Trealose também combate a desidratação da pele;
Hyaxel – ao contrário dos ácidos hialurônicos, disponíveis no mercado, a substância presente no ativo “tem um tamanho que permeia e potencializa a produção do ácido hialurônico natural, componente conhecido como fator natural de hidratação, responsável pela nossa auto-hidratação”;
Arct Alg – o ativo é uma biomassa marinha do Mar Ártico que aumenta a energia celular, pois ela é rica em sais minerais e aminoácidos. Por causa da intensa exposição da pele às agressões, as células se desgastam e, neste caso, é necessário um ativo que auxilia na produção de mais energia (ATP), a molécula que armazena energia. Com o ativo, ocorre o bom funcionamento das células e, consequentemente, a pele ganha em hidratação e proteção;
Pro Barrier Repair – o ativo tem função anti-inflamatória e age como calmante natural para a pele. Trata-se de um bioativo natural reparador e reconstrutor da barreira da pele.