Foto: (Shutterstock.com)

Hairstylist e especialista em visagismo 3D, Armando Bessa, dá dicas para lisos, cacheados e tingidos

Não é novidade que o verão traz uma série de responsabilidades para quem deseja permanecer com os cabelos bonitos e hidratados. Nessa época, é preciso seguir alguns cuidados, afinal, o calor e os raios UVA e UVB podem trazer efeitos indesejáveis, como o aspecto quebradiço, descamação do couro cabeludo, perda de nutrientes, brilho e desbotamento dos fios.

“Existem vários outros tipos de malefícios típicos da estação que vão além do calor, como por exemplo, a água do mar e da piscina, que ressecam os fios. Mas não é preciso se privar de nada, é só tomar os cuidados necessários, por isso, minha dica é utilizar protetor solar para os cabelos, shampoo sequestrante e claro, em seguida, utilizar máscara de hidratação”, afirma Armando Bessa, hairstylist e especialista em visagismo 3D.

Por isso, para ajudar a manter os cabelos bonitos e saudáveis para arrasar no verão e nas festas de carnaval, abaixo estão 5 dicas para você seguir e deixar os fios brilhantes até na época mais quente do ano. Veja:

– Utilize água fria para lavar o cabelo

Aproveite as temperaturas elevadas e abuse dos banhos frios, afinal, a água quente pode danificar os cabelos por estimular a oleosidade do couro cabeludo e pode modificar a textura dos fios.

Para as cacheadas, que no calor costumam permanecer com o cabelo por mais tempo preso, o ideal é alternar os penteados para deixar os fios mais soltos possíveis, um coque abacaxi (preso no topo da cabeça) pode ser substituído por um preso na parte inferior da cabeça, com fios mais soltos, assim evita o efeito quebradiço e a queda.

– Evite chapinha e secador

A época já é marcada pelo calor, então, evite aparelhos que funcionam em altas temperaturas, como secador, chapinha e babyliss, pois eles podem estragar ainda mais os cabelos, tente deixá-los secar naturalmente, quem sabe o calor não seja um empurrãozinho para deixar os fios mais naturais possíveis. Mas, caso ainda seja necessário aparelhos como chapinha e secador, não esqueça do protetor térmico.

“Já para os lisos naturais indico o protetor solar, tanto para o cabelo quanto para o couro cabeludo, que recebe diretamente os raios solares. Outra dica interessante são os produtos anti frizz, esse tipo de fio é o que mais sofre com esse efeito no verão”.

– Tonalizantes e tratamento matizante

Para quem tem os cabelos tingidos, a principal dica é utilizar tonalizantes ou produtos matizantes, serão eles os salvadores do verão. Essa é uma dica importante para quem tem o cabelo tingido, afinal, é preciso um cuidado redobrado, pois este perfil sobre um desbotamento natural e, no casos das loiras, pode ter o efeito amarelado indesejado nesta época.

– Use acessórios

Aposte em lenços, chapéus e outros acessórios que possam cobrir os fios dos raios UV, eles podem parecer simples, mas já fazem uma grande diferença, além de claro, agregar valor ao look do dia.

– Hidrate sempre

Aposte sempre na hidratação, essa é a dica mais valiosa que o especialista indica. “Essa é a mais simples e que funciona perfeitamente para qualquer tipo de cabelo e estação. Sempre que perceber que os fios estão prejudicados, faça o procedimento em casa, existem produtos noturnos para quem quer algo mais prático ou ainda, vá até um salão de confiança e peça para realizar esse procedimento”, afirma o especialista.

Outra opção é utilizar óleos e ampolas de hidratação rápidas que podem ser levadas em uma viagem, assim como os pretores solares de cabelo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here