4 dicas para aumentar o seu nível de felicidade

felicidade
Foto: Evgeny Atamanenko / Shutterstock

Existe uma nova área da ciência, a Psicologia Positiva, que vem estudando os níveis de felicidade e quais são os meios para que as pessoas consigam atingir esse estado tão desejado por todos. Abaixo, seguem 4 dicas para você colocar em prática a partir de hoje, aumentando exponencialmente os seus níveis de felicidade.

1 – Exercite a gratidão

Nesse caso eu quero falar de atitudes, comportamentos e pensamentos simples que podem e de fato irão modificar os seus níveis de gratidão, elevando assim o seu nível de felicidade também. Primeiro passo é entender o que te motiva de maneira verdadeira a ser uma pessoas mais positiva e agradecida pela vida.

Entenda o porque de você fazer o que faz, qual é o propósito que motivam as suas ações e pensamentos no dia a dia?

Existe um exercício que recomendo muito, pois efetivamente fez muito diferença em minha vida, que se chama diária da gratidão. É um caderno que escrevemos a noite os motivos para ser gratos por coisas que nos aconteceram durante o dia, coisas simples, como uma boa conversa, um sorriso inesperado, o amor de alguém. Escrever nos faz ter outro grau de entendimento e percepção das coisas, você topa o desafio de ter um diário de gratidão?

Pesquisas indicam que após 21 dias usando o diário de gratidão os resultados de satisfação pessoal e felicidade sobem de maneira exponencial.

2 – Confie em sua capacidade

Qual o seu nível de confiança em relação a sua capacidade de execução durante o seu dia?
Se fosse possível dar uma nota de 0 a 10 quanto você daria para o seu desempenho como:
Chefe?
Pai/Mãe?
Amigo (a)?
Funcionário (a)?
Filho (a)?

Ter clareza de quem somos e do que realmente somos capazes é altamente satisfatória e positivo, quando temos esse tipo de consciência sabemos exatamente quais são os nossos pontos fortes e podemos usar da melhor maneira possível e da mesma maneira sabemos quais são todos os nossos pontos de melhoria e podemos de maneira consciente trabalhar neles pra que nossa evolução seja continua e permanente.

3 – Descubra suas habilidades

O que você realmente gosta de fazer? O que realmente te faz brilhar os olhos quando está executando? Você entende quais são suas principais habilidades e como você deve usa-lás durante o dia?

Existem muitas pessoas tentando se adequar a padrões que nada combinam com as próprias habilidades, seria como colocar um peixe em uma árvore e dizer que ele é burro por não saber voar, e nem ter coragem de saltar.

4 – Esteja próxima de pessoas positivas

Estar próximo de pessoas que exalam otimismo, positividade e bom humor nos afeta de maneira direta. Pesquisas indicam que somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos, faça essa lista e trace uma mapa sobre as qualidades e os pontos de melhorias dessas pessoas que tenho absoluta certeza que ao final da lista será como se estivesse fazendo uma descrição pessoal.

Assim como a positividade e o otimismo contagiam o ambiente, o mesmo vale para o pessimismo e a negatividade. Tudo é uma questão de perspectiva e escolha.

Qual é a tua escolha?