Texto: redação   Imagem: Reprodução/Press Works

Você sabia que a decoração pode contemplar não só a visão, como também o olfato? Pensar no aroma de cada ambiente é um modo de transmitir diferentes sensações. Nayara Pedreira, fundadora da Acqua Aroma, especializou-se no assunto e trouxe algumas dicas. Confira abaixo:

  1. Quarto

O ambiente combina com fragrâncias que trazem tranquilidade e relaxamento, como a lavanda. Para um clima mais romântico, aposte na baunilha, que transmite sensualidade. O ideal é utilizar o perfume para ambiente em todo o cômodo, além de borrifar o renovador de lençóis antes de dormir para criar uma sensação de limpeza e aconchego. Coloque sachês para os armários e gavetas. Mas caso seja um quarto de bebê, é necessário ter certos cuidados: utilizar fragrâncias mais leves, como os florais suaves, e apenas após o pequeno ter completado 6 meses de vida.

  1. Sala

O cômodo é de uso coletivo e versátil. Relaxar depois de um dia cheio, por exemplo, pede um aroma mais suave, como brisa; já para trabalhar, recomenda-se o alecrim, que ajuda na concentração. “São muitas as fragrâncias que caem bem na sala: amadeiradas, refrescantes, orientais, florais. É mais uma questão de preferência pessoal, de refletir a personalidade do dono no ambiente”, explica a especialista. Já quanto ao tipo de aromatizador, por ser normalmente um cômodo mais amplo, o spray e a essência concentrada com pot-pourris são boas opções.

  1. Cozinha

Quem costuma cozinhar sabe que tem de lidar com a mistura de aromas, desde o cheiro de dar água na boca de um prato recém-feito até o desagradável odor de fritura. Assim, os aromatizantes ideais devem ter uma função neutralizante e, de preferência, possuir notas cítricas. A fragrância de pimenta-rosa, presente na Linha Gourmet da Acqua Aroma, é uma opção para neutralizar odores mais fortes. O cheiro de alho nas mãos também pode ser amenizado com o sabonete da linha.

  1. Banheiro

Fragrâncias como verbena e limão siciliano, cítricas e suaves, são as mais indicadas, assim como a lavanderia, com toque floral e que transmite sensação de limpeza. “O banheiro normalmente é pequeno e tem pouca ventilação, o que contribui para a duração do aroma”, aponta a especialista. A recomendação é utilizar as varetas difusoras em conjunto com os sprays de ambientes. “Essa união é mais eficiente para manter um aroma constante do que os perfumadores comumente usados de vez em quando”, conclui Nayana.

  1. Cantinho do pet

A caixa de areia do gato ou o jornalzinho do cachorro podem conferir um odor indesejado ao ambiente, não é mesmo? Dependendo do local da casa, também interfere em outros cômodos. Usar aromatizantes em spray com fragrâncias florais ou cítricas nesse espaço pode resolver o problema. Borrifar renovador de lençóis ou água perfumada para roupas nos pertences do pet também pode te ajudar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here