Será que é possível retomar o contato com a natureza no dia a dia? Em meio ao concreto de grandes cidades, parece que os cuidados com a natureza se perderam. Para reverter isso, a Maria-Sem-Vergonha é um novo produto que chega ao mercado para suprir a falta de contato com a natureza em nosso cotidiano.
“É o momento perfeito para quem quer acrescentar, de forma fácil, um pouco mais de contato com a natureza no dia a dia!” – afirma Carlos Pinho, idealizador do produto, que consiste em uma lata com a quantidade certa de terra e adubo para cada uma das quinze opções de plantas disponíveis: alecrim, amor perfeito, camomila, catnip, erva cidreira, girassol anão, hortelã, manjericão, maravilha, margarida, orégano, pé de ovo, pimenta malagueta, tomate cereja e trevo da sorte. O design da lata é próprio para que a peça seja também um objeto de decoração.
A revista Bem Mulher conversou com Carlos para esclarecer todas as dúvidas sobre o produto. Confira:
O produto tem a proposta de facilitar o contato com a natureza no dia a dia. Qual é a importância deste contato em meio a rotinas tão corridas?
Estamos numa época imediatista. Tudo é online e pra já. Nossa proposta é desacelerar esse ritmo com um pouco de natureza. É simples e funcional. Trabalhamos nossa ansiedade enquanto esperamos a semente germinar, observando a umidade da terra ou e a exposição da luz necessária para o desenvolvimento da plantinha e então já nos primeiros brotos visíveis é hora de comemorar! Além da qualidade de vida melhorada com os diversos produtos plantados sem agrotóxicos, o sentimento de nervosismo e até depressão são diminuídos. Nossa proposta é fazer o consumidor trocar seu celular pela horta durante uma hora por dia. A melhora já vai ser significativa.
As plantas à disposição do cliente são próprias para o consumo?
Trabalhamos com sementes de marcas idôneas no mercado, em quantidades adequadas para latinha e nossa terra é tratada a base de cogumelos. Portanto as ervas são propícias para consumo.
Quais são as orientações gerais de cuidados com as plantas? Alguma delas exige cuidados específicos?
Trabalhamos com sementes de fácil germinação e de fácil cuidado. Claro que todas requerem luz e água fresca para se desenvolver. No nosso site você encontra dicas de plantio e cuidados de cada semente.
Qual é o tempo médio de germinação das plantas? E a validade das latas?
Depende muito da semente, as flores geralmente demoram um pouco mais para germinar (cerca de 20 dias) já o trevo da sorte aparece por volta de uma semana! A validade da lata é de 8 meses.
As latas são estampadas e podem ser personalizadas. Enquanto objeto de decoração, qual tipo de ambiente é apropriado para mantê-las?
A latinha é de aço, portanto não enferruja, mas o ambiente interno – próximo a uma janela e longe de ar condicionado – é ideal para mantê-las.
Gostou da ideia? Comece a sua horta e mostre para nós!