Muita gente relata incômodo com as olheiras em consultas ao dermatologista. A maquiagem é um modo de esconder o problema, que pode acometer pacientes de todas as idades com as mais variadas causas, conforme explica a dermatologista Mônica Aribi: “Os pacientes têm olheiras por fatores genéticos, porém as razões são diversas. Em peles morenas pode ser por hiperpigmentação, que resulta em manchas acastanhadas. Já em cútis claras ocorre aumento de vascularização na área e a coloração é mais arroxeada. Também existem aquelas causadas pela configuração facial, quando o olho é profundo e por isso a incidência de sombra é maior, deixando a região mais escura”.
Noites mal dormidas, pele desidratada, tabagismo, consumo de álcool e alguns tipos de alergias respiratórias são alguns dos fatores que agravam o problema. Portanto, anular maus hábitos é um modo de suavizar as olheiras. Segundo a dermatologista, um procedimento eficiente para amenizar a aparência de cansaço é o preenchimento com ácido hialurônico, que preenche o sulco lacrimal. Outro modo de amenizar as olheiras é usar lasers vasculares (quando as olheiras têm tom arroxeado) ou lasers pigmentares (para as de tom escuro).
O ideal é buscar a ajuda profissional para certificar-se de qual é o tratamento mais apropriado para você. Procure um especialista e livre-se de vez das olheiras!