ANTIBIÓTICOS PARA CRIANÇAS: RISCO DESNECESSÁRIO

Mother holding newborn baby girl

 

Uso de antibióticos pode causar alergias alimentares em crianças

Sabemos que os primeiros anos de vida das crianças sempre são complicados, isso porque gripes e resfriados podem ser difíceis de lidar nesse período. Normalmente o uso de antibióticos é a primeira opção, porém, essas doenças, na realidade, são causadas por vírus e não bactérias.

A ação esperada dos antibióticos é o combate às bactérias causadoras das doenças, porém quando ministrados erroneamente podem fazer o nosso organismo criar uma resistência a essas bactérias – causando alergias alimentares graves, segundo pesquisas da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

Dados apontam que 1.504 crianças que tomaram antibiótico nos 12 primeiros meses de vida eram 21% mais propensas a desenvolver algum tipo de alergia. Usar uma mesma droga por três vezes elevava em 31% a probabilidade de desenvolver uma reação exacerbada a algum ingrediente da dieta. Se a criança utilizava o composto em quatro oportunidades, a taxa pulava para 43%.

A penicilina foi o antibiótico ministrado durante as pesquisas e os responsáveis pedem para que os papais e mamães tenham atenção e cuidado nos medicamentos que serão dados aos bebês.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *