7 DICAS PARA SE CONCENTRAR NO TRABALHO

Rafael Ramalho, especialista em recursos humanos, apresenta atitudes para ajudar no desempenho profissional

Por: Letícia Ferreira      Foto: Shutterstock.com

O desempenho profissional pode ser prejudicado devido a vários fatores, e a maioria deles envolve a falta de atenção! Seja pelo trajeto percorrido até o trabalho, as conversas com colegas de trabalho, mensagens no celular, notificações das redes sociais, dentre outros, a produtividade assim como a qualidade do serviço realizado, pode ser inferior a sua capacidade.

A boa notícia é que existem truques práticos e fáceis que podem nos ajudar a disciplinar o cérebro e não perder o foco. Quem nos ajuda nesta missão é o Rafael Ramalho, especialista em recursos humanos da Woli, empresa referência em treinamento corporativo à distância. Confira abaixo sete dicas muito importantes:

1 – Alimente-se bem: Permanecer muitas horas sem se alimentar não é uma boa opção para conseguir se concentrar em alguma atividade. “Prestar atenção” demanda uma grande quantidade de energia;

2 – Fracione sua jornada: A mente humana consegue se prender a uma única atividade no máximo por uma hora, depois desse tempo o foco irremediavelmente se dissipa. Faça pequenas pausas a cada hora, após um breve descanso seu cérebro estará preparado para um novo período de trabalho;

3 – Arrume a bagunça: Armários, mesas e ambiente de trabalho desordenados são “inadequados para a mente”. O cérebro tende a se identificar com o ambiente. A desorganização externa inviabiliza a organização interna;

4 – Cuidado com a ergonomia: A postura deve ser correta e agradável. Esta atitude evita distrações devido ao cansaço do corpo ou dores;

5 – Durma: Quem dorme pelo menos sete horas por noite apresenta uma atividade intelectual e cognitiva significativamente superior no decorrer do dia;

6 – Use sua voz em alto e bom tom: Diga em voz alta aquilo que se propôs a realizar. Essa afirmação será utilizada pelo cérebro por um bloco temporal e irá impedir que outros pensamentos e emoções te dispersem;

7 –  Registre: Existe um grande benefício em escrever as ideias usando papel e caneta, quem registra as informações à mão tem mais destreza para compreendê-las e memorizá-las.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *