NOVAS FAMÍLIAS ESTÃO SURGINDO

Por: Camilla Lóes
Fotos: Divulgação

Você acha que a família tradicional está sendo extinta? CALMA! A nova concepção familiar é uma transformação natural que reflete o mundo com o qual vivemos. Nada de anormal nisso, não é mesmo?

Hoje, estamos lidando com diversos fatores, que na época da nossa avó nãofamilia-2existiam. E isso não é ruim. As “novas” famílias, são maiores, mais alegres e divertidas, nos faz sair da rotina e conhecer diversos ideais e pensamentos distintos dos nossos.

Segundo a psicóloga e coaching, Maura Albanesi “Cada vez mais é comum a percepção de que a família tradicional (pai, mãe e filhos) saiu de cena. Alguns ambientes familiares parecem até uma “Torre de Babel”. Entra a madrasta, o meio-irmão, o primo… e todos dividem o mesmo teto. Hoje, a família se abriu. E vejo essa abertura por um lado muito positivo. É uma forma de dizermos: “pertencemos todos a uma família chamada humanidade”.

Talvez essa seja uma oportunidade maravilhosa de preparar as nossas crianças para o mundo real, cheio de vertentes e diferenças. “É uma maneira de abrirmos o coração. Somos todos seres humanos e esse é o caminho para aprender a amar a pessoa, independentemente de quem ela seja”, afirma.

Praticar o exercício da sociabilização é fundamental para saber lidar com as adversidades do cotidiano. Nem sempre é da forma que queremos, mas precisamos sempre aprender algo com isso. “Uma das funções familiares é preparar o filho para se tornar um ser social. Tudo isso é uma preparação. Em muitos casos os adultos têm pouca estrutura psíquica e maturidade para abarcar essa nova configuração familiar. E aí surgem os problemas. Mas, havendo essa maturidade, tal configuração da família é uma abertura para o amor universal, sem distinção”, conclui Maura.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *