DETONA GULA

Texto: Tatiana Rudigher
Foto: Divulgação

Shake é praticamente sinônimo das dietas femininas para emagrecer ou para deixar o corpo durinho. Ferro, fósforo, potássio e vitaminas fazem parte da novidade: são as versões vegetais, tendo como base proteínas do arroz, soja e ervilha.

Uma pesquisa sobre proteínas vegetais, publicada pelo Journal of the International Society of Sports Nutrition, acompanhou 163 pessoas, de 18 a 35 anos. Durante 12 semanas, elas foram divididas em grupos: no primeiro, tomava-se 25 g de proteína de ervilha e, no segundo, 25 g de proteína de soro de leite, ambos duas vezes ao dia. Apesar do aumento de força ter sido parecido, a medida do bíceps (músculo do braço) aumentou 20% em quem consumiu a proteína de ervilha e 16% em que consumiu a do soro.

Bem-vinda cinturinha

Retirar qualquer tipo de doce, frituras e carboidratos simples (pão, arroz, macarrão, batata) e substituir uma refeição (café da manhã ou jantar) pelo shake vegetal, colabora para afinar de 3 a 5 kg em 45 dias. Mas atenção: não é permitido tomá-lo junto com a refeição, principalmente se você precisar eliminar aqueles pneuzinhos que tanto odeia.

Segundo nutricionistas, estas bebidas são ótimas para quem tem alergia ao soro do leite (whey protein) e à proteína do ovo (albumina) – uma vez que são livres de lactose (açúcar do leite). Além de evitar o estufamento, proteínas vegetais também são mais leves e melhoram a digestão.

Os benefícios das proteínas vegetais são tantos que o órgão governamental norte-americano Food And Drug Administration (Administração de Alimentos e Medicamentos) indica 25g de proteína de soja por dia para reduzir a probabilidade de doenças cardíacas. Esses shakes vão balançar você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *